quinta-feira, março 09, 2006

A Ditadura da Insularidade

Marta Caires escrevia assim num dos poucos jornais independentes desta terra, Diário de Notícias a 12 de Fevereiro…

"Munique", o mais recente filme de Steven Spielberg, foi a última estreia nacional que o Funchal conheceu. Facto que vai sendo raro, apesar da cidade dispor, neste momento, de 14 salas. 13 em centros comerciais e com programação definida em Lisboa pelas distribuidoras Lusomundo e Castello Lopes; uma mais alternativa que procura trazer à Madeira os filmes mais marginais do circuito comercial.
Teresa Mizon, que tem a seu cargo a programação do Cine Max, reconhece que situação não é boa, mas pouco se pode fazer contra o que impõe Lisboa. Os grandes distribuidores fazem pressão, seguram as cópias o mais que podem no continente e só enviam os filmes que querem para o Funchal: «As comédias brejeiras destinadas aos adolescentes porque são o público das salas dos centros comerciais».
Os outros filmes, os de qualidade e comerciais, demoram a chegar, mais até do que há 10 anos, quando havia menos salas. «Nessa altura, não tinham alternativa, mandavam o que se lhes pedia». Hoje, a fartura de salas não fez subir a escolha. Os centros passam os mesmos filmes, quase sempre semanas depois da estreia em Lisboa. Pior, quase sempre de qualidade inferior ao que apresentam nos centros comerciais da capital. Onde, neste momento, estão em exibição os candidatos aos Oscars, como "Orgulho e Preconceito", o "Segredo de Brokeback Mountain" e o último filme de Woody Allen, "Match Point".


Desabafo… Hoje é dia 9 de Março… e aqui por estes lados acaba de estrear CRASH(estreia nacional: 23/6/2005)….

Deixem-me adivinhar: pesou a consciência ou tinha por lá a cópia esquecida e deu para mandar no avião de terça-feira a tempo de estrear por cá a surpresa dos Oscars?

E a lista é extensa…

Será que o “lobby gay do contenente” (como diria o demente do tio Alberto) continua a reter O segredo de Brokeback Mountain e Capote …. E o ” lobby do petróleo” continua a reter Syriana…. E o “lobby comunista” continua a reter Good Night and Good Luck???

É tramado manter níveis culturais nesta terra…
Se já não nos bastava os tiques ditatoriais dos laranjinhas… de concertos esgotados para o padrinho e para o afilhado… ainda existe retenção de cinema por parte das distribuidoras em Lisboa